domingo, 10 de maio de 2009

A vida não está a sorrir-nos!!!


A Páscoa até que correu bem! Ainda tivemos a sorte de poder saborear mais uns petisquinhos daqueles e foi óptimo!
A dona recomeçou a trabalhar loguinho a seguir e os nossos dias voltaram ao costume: esperar que ela chegue para termos companhia e atenção. Tem alturas que parece que nunca mais regressa… Chegamos a recear que cumpra as suas ameaças e se vá embora!!
Voltámos a Marvão no último fim-de-semana de Abril e foi estupendo, como sempre, apesar do tempo encoberto e de um certo friozinho. Marvão é sempre Marvão!! Muito passeio, muita brincadeira, muito petisco e a dona sempre connosco! E muita obra, com muito barulho!!
Mas tudo o que é bom, nem sempre dura, não é??
Estes últimos dias têm sido infernais! Bem, Abril também não foi bom, não é, com os problemas do Chakinha. Ah, é mesmo verdade: as análises deram negativo, ou seja, faz cistites idiopáticas!! Isto da idiopatia será contagioso??? Tudo devido a stress…
A dona, na outra quinta-feira, chegou doente. Entrou, olhou para nós e avisou: “Nem digam nada, ok??” Saiu connosco e a seguir meteu-se na caminha. O dia 1 de Maio foi palco de novo alvoroço (saudável!) à conta dos amigos SOS! As confusões com a comida continuam, o que não é mau, claro! Desta vez, tivemos menos sorte, pois a matriarca não estava quase em coma, como da outra. Mais atenta, impediu que fossemos apaparicados em demasia. Desmancha prazeres!!
Melhorou, vá lá, a tempo dos nossos grandes passeios de fim-de-semana.
Domingo começou com o Simão a vomitar… Lá foi a dona, em resposta aos seus chamamentos, dar-lhe assistência. Não era nada de grave!! Comeu demasiado rápido, o glutãozinho!, e sentiu-se mal.
O Miro não parou. Andou o tempo todo num frenesim de bradar aos céus... Conseguiu, entre os muitos incidentes que marcaram o dia, um feito inédito: entalar a pata debaixo da porta do elevador!!! Gritou, gritou, gritou… Como é que ele consegue estas coisas, ninguém entende!! A idiopatia foi tanta que nos saturou e o Simão bateu-lhe com toda a razão.
A dona, no entanto, estava apreensiva. Comentou com o “Avô” que “…oxalá o rapaz não me esteja a preparar nada.”.
Era meia-noite, quando o "rapaz" teve uma crise convulsiva. A tia Mena veio ajudar a nossa humana a administrar o Stesolid, pois o Micos estrebuchava tanto que só uma pessoa não consegue. E, pior, como ouvi comentar, todos parecemos “mirones” em acidente de auto-estrada: queremos muito apoiar o nosso amigo mas somos logo corridos.
E acalmou. Adormeceu e pudemos sossegar!
Sol de pouca dura!! Às duas e meia da manhã, nova crise. A dona, de ampola de Stesolid em punho, saiu com ele e só voltaram quase às sete da manhã!
O Miro vinha tão calmo, tão aos tombos, que receámos o pior: “…é desta que ele atina!”. Não, o impossível é normalmente impossível mesmo!! Está louco e hiperactivo na mesma, embora tenham aumentado a dose diária de fenobarbitol. Será que este é o medicamento certo? Dizem que é um sedativo, mas não vemos quaisquer resultados…
E quando íamos entrar de fim-de-semana, começou o drama da Maria! Quinta-feira vomitou muito de manhã. Não quis comer, o que é muito mau sinal. E deixou que a dona lhe pegasse, nunca tentando fugir, e a massacrasse com festinhas…
A estratégia do pedacinho de queijo, não resultou, pela primeira vez, nem a do geladinho “natas e caramelo” que ela adora, o que decidiu a dona a entrar em acção. E saíram as duas.
A Maria não voltou nesse dia, só na sexta-feira, ao fim da tarde.
O rim esquerdo dela atrofiou e deixou de funcionar e nunca mais servirá para nada. O outro está cheio de pedras e o perigo de bloquear é enorme. O veterinário não deu grandes esperanças, não… Falou na possibilidade de uma operação, mas não a aconselhou dado haver 50% de probabilidades de ocorrer a falência deste único rim. Só a nova dieta poderá ajudar a dissolver as pedras para voltar a funcionar normalmente.
O único problema é a Maria não querer comer!!!

Um comentário:

Pimas disse...

Amiga Petra, de facto a sorte não tem estado convosco :-(. Ficamos sempre tristes, quando dizes que um dos amiguitos está doente...1º o Miro, agora a Maria. O Mirinho está melhorzito...agora falta a Maria. Vai correr bem...vai correr bem. Vamos acreditar nisso!